Nota de Solidariedade e apoio aos Yanomami

F/ CNBB NORTE 1

Dom Cavati, 25 de janeiro, 2023

Nós do MOBON, Movimento Boa Nova, associados e participantes da caminhada evangelizadora nos solidarizamos com os povos indígenas Yanomani e outros povos que vêm sofrendo sob o jugo do garimpo ilegal, dentro de suas próprias terras.

Diante dos fatos recentes que fizeram vir a público a trágica realidade de vulnerabilidade e extrema desnutrição dos povos Yanomami, repudiamos o garimpo ilegal, bem como a extração de madeira, também ilegal, a omissão, a ausência de políticas e medidas que levam à dizimação dos Povos tradicionais. Somamos nosso parecer ao de outros órgãos como à OAB conscientes de que a “proteção ao território indígena é precipuamente e indissociável da efetiva garantia à dignidade da vida” (OAB-AM).

O aumento da mortalidade e a desnutrição entre crianças do território Yanomami, tornada pública, noticiadas em vários canais e nas redes sociais retratam um descaso pela vida humana, o desrespeito às leis com a invasão e exploração das riquezas do território indígena, provocando verdadeiro genocídio das populações tradicionais que habitam o território.

Defensores que somos do Evangelho da vida em que Jesus veio para que todos tenham vida e vida em abundância (Jo 10,10), nos fazemos solidários ao grave sofrimento destes povos originários de nosso pais, em especial aos Yanomami. Manifestamos nosso apoio à luta justa em defesa da vida de cada um e da defesa de seus territórios. E nos unimos aos que exigem do Governo Federal que se cumpra a promessa de dar um basta ao processo de exploração ilegal por parte de garimpeiros, madeireiros e outros que vêm gerando essa situação de conflito e mortes de indefesos.

Que medidas urgentes sejam tomadas para garantir a vida destes povos originários e para preservação da floresta Amazônica, fundamental para o equilíbrio da vida no planeta.

Denilson Mariano da Silva

Presidente

Nota de solidareidade aos Yanomami

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta