“Não deixemos morrer a profecia!”

Já se aproxima a 41ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB). Muito mais do que questões burocráticas e de ordem legal, a Assembleia é um “Kairós” um tempo da graça de Deus, no qual cristãos leigos e leigas, com maturidade e responsabilidade eclesial e social, buscam discernir, à luz da Palavra de Deus e da realidade circundante, o caminho apontado pelo Espírito.

Esta 41ª Assembleia acontece entre os dias 08 e 11 de junho de 2023, na Arquidiocese de Olinda e Recife e deverá contar com 215 participantes, vindos de todos os 19 regionais da Igreja do Brasil, representando 87 dioceses e 15 Movimentos Eclesiais Nacionais. O espírito de efetiva participação, de sinodalidade, a move desde os passos preparatórios que vêm sendo dados desde o início do ano. O tripé: Comunhão, Participação e Missão integram o eixo dos trabalhos dessa assembleia.

Importa ressaltar o tema escolhido: “Cristãos leigos e leigas: não deixemos morrer a profecia”. E ser profeta, ser profetiza não é “adivinhar ou prever o futuro”. Ser profeta é saber ler os acontecimentos com os olhos de Deus, é ter um olhar mais profundo sobre a realidade que nos permita compreender a vontade de Deus em nosso momento histórico. Ser profeta é captar as moções do Espírito para o nosso tempo. Por isso o profeta anuncia a Boa Nova do Reino e denuncia tudo aquilo que contraria o projeto de Deus que é justiça, paz e fraternidade no mundo.

Cremos que o lema desta Assembleia resume os alertas proféticos deixados pelo Papa Francisco em sua Exortação Apostólica sobre a alegria do anúncio do Evangelho: “Evangelii Gaudium”. Nela o Papa Francisco alerta a Igreja, os cristãos e as pessoas de boa vontade a: 1. Não deixar que nos roubem a alegria da evangelização! (EG 83); 2. Não deixar que nos roubem a esperança! (EG 86); 3. Não deixar que nos roubem a comunidade! (EG 92); 4. Não deixar que nos roubem o Evangelho! (EG 97); 5. Não deixar que nos roubem o ideal do amor fraterno! (EG 101); 6. Não deixar que nos roubem a força missionária! (EG 109). O conjunto destes alertas pode ser sintetizado no lema de nossa Assembleia: “Não deixemos morrer a profecia!” Pois esta implica manter viva a alegria da evangelização, a chama da esperança, a fé na comunidade e na força do Evangelho, bem como o cultivo constante do amor fraterno que leva à saída missionária para as periferias geográficas e existenciais.

Dom Helder Câmara, arcebispo de Olinda e Recife (1964-1985), nos precede na Glória, mas sua pessoa continua como memória profética impulsionando a Igreja no Brasil a encarar de frente os desafios, sem medo de anunciar e denunciar, com alegria e firmeza evangélicas. Por sua vez, o texto bíblico iluminador, vindo do Evangelho de Lucas “Ele me ungiu para anunciar a Boa Nova aos pobres” (4,18), nos leva a não perder a direção do profetismo dos cristãos leigos e leigas pois nos aponta que o Espírito do Senhor está sobre todos nós para abrirmos os olhos aos cegos, libertar os cativos e oprimidos e a todos anunciar um ano da graça, um tempo de libertação.

Que esta 41ª Assembleia dos Cristãos leigos e leigas sejam um tempo de graça para cada um de seus participantes, para todos os membros do CNLB e para toda a Igreja. “Não deixemos que nos roubem a profecia!”.

O MOBON contará com quatro representantes nesta 41ª Assembleia Geral do Laicato do Brasil.

Denilson Mariano

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta