Campanha da Fraternidade 2022

f/cnbb

Campanha da Fraternidade 2022
Tema: Fraternidade e Educação
Lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31,26)

Com o avanço da vacinação, aos poucos vamos podendo retornar a muitas atividades que foram suspensas por causa da pandemia do coronavírus. No entanto, a realidade que nos rodeia, já não é a mesma de antes. Muitas situações sociais, econômicas, políticas, climáticas e religiosas foram agravadas com a pandemia. Isso leva a certo sentimento de impotência e medo do futuro.
Neste ano de 2022, os bispos do Brasil nos convidam para, à luz da fé, refletir sobre a educação em nosso país, certos de que ela é indispensável para a construção de um mundo mais justo e fraterno. Somos convidados a não ser indiferentes à nova e desafiante realidade que se abre à nossa frente O objetivo principal desta CF 2022 é: Promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.
A questão da educação nos interpela e exige profunda conversão de todos nós. Verdadeira mudança de mentalidade, reorientação da vida, revisão das atitudes e busca de um caminho que promova o desenvolvimento pessoal integral, a formação para a vida fraterna em comunidade e para o exercício pleno da cidadania. A Igreja do Brasil nos aponta que refletir e atuar a favor da educação é uma forma de viver a nossa penitência quaresmal. Olhando para Jesus, mestre e educador, que se doa na cruz para a vida do mundo, reconhecemos que algo pode e deve mudar em nosso país, principalmente, em nossas relações.
O tema desta campanha é: Fraternidade e Educação. O lema que a ilumina e guia é tirada do livro dos provérbios: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31,26). O Texto Base (TB) preparado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem como pano de fundo a realidade atual agravada pela pandemia e a proposta do Papa Francisco do Pacto Educativo Global que foi lançado no dia 14 de maio de 2020, em Roma e no dia 31 de janeiro de 2021, no Brasil.
O Papa convida a cuidar das fragilidades do povo e do mundo em que vivemos, um convite que não é dirigido apenas aos cristãos, mas a todos os homens e mulheres da terra. Para esse cuidado, a educação e a formação tornam-se prioritárias, pois nos ajudam a nos converter em verdadeiros sujeitos na Igreja e na sociedade, construtores do bem comum e da paz.
A proposta do Papa Francisco é de que se alinhem, num esforço conjunto, família-escola-sociedade em um único objetivo de educar para além dos pensamentos simplistas e reducionistas de uma educação voltada apenas para aprender conteúdos. Trata-se de compreender e fazer da educação um processo de construção da cidadania global. Nessa empreitada, cada um tem o seu papel particular e o compromisso comunitário de formar um ambiente que eduque para a vida.
A partir da palavra de Deus, seguimos os passos do método ver-julgar-agir em nova roupagem, explicitada pelo Papa Francisco como escutar, discernir, agir. Queremos tratar os principais eixos desta campanha da fraternidade em sintonia com o Pacto Educativo Global: uma educação que coloque a pessoa no centro, que gere compromisso comunitário, que seja comprometida com o Diálogo e a Paz, que promova uma Economia Solidária e seja comprometida com a Ecologia Integral.

1 Comentário

Deixe uma resposta