QUEM SOMOS

O MOBON é uma força escondida de Deus no meio das comunidades. Um pequeno sinal do Reino que se manifesta nas ações a favor da vida que brotam a partir das pessoas simples, dos leigos e leigas que se apaixonam pelo Reino e o alimentam com a força da Palavra de Deus. Uma Palavra que faz o que é fraco, frágil, limitado, transformar-se, pela graça de Deus, em força que faz crescer, que dá sabor e ilumina.

O Movimento da Boa Nova não faz senão, criar condições para que os leigos e leigas se descubram como fermento na Igreja e na sociedade. É por meio deles que a palavra vai se transformando em ações que fazem crescer a vida das comunidades: os grupos de reflexão, a catequese, a liturgia, os conselhos comunitários, o trabalhos nas diferentes pastorais…

Também é por meio dos leigos que se fortalecem as ferramentas em defesa da vida com a participação consciente e crítica nos movimentos populares, nas associações, nos sindicatos combativos, na política partidária com responsabilidade em função do bem comum. Sim, o Reino de Deus é como o fermento… e quanto crescimento tem acontecido em nossa região a partir da ação comprometida dos leigos e leigos que assumem o seu batismo e levam a sério a Palavra de Deus lida de frente para a realidade.

O trabalho da Boa Nova desperta nas lideranças a sua capacidade de servir ao Reino a partir dos pequenos gestos e das pequenas atitudes se serviço e preservação da vida. Colabora para que as pessoas se descubram como sal, reconheçam o seu potencial para fazer a diferença na Igreja e na sociedade. Ajuda os simples a acreditarem nos simples, os pobres a somarem forças com outros, os humildes a se descobrirem amados por Deus e importantes para o crescimento do Reino. Por isso, no anonimato, sem títulos, sem certificados pelos cursos realizados, muitos leigos e leigas, por amor ao Reino e alimentados pela Palavra e pela Eucaristia, se consomem na luta a favor da vida, a favor da justiça, a favor da preservação da natureza. São como sal que tempera e ajuda a conservar a vida no mundo.

Por sua vez, a luz anuncia a chegada do Reino, Jesus é a luz que brilha nas trevas (Jo 1, 5) mesmo que as trevas não sejam capazes de reconhecê-lO. Muitos leigos e leigas têm sido verdadeira luz no seio das famílias, das comunidades eclesiais e da sociedade. São pessoas que testemunham o Evangelho em suas vidas e não se acomodam. Pessoas que apesar das dificuldades e das resistências encontradas, procuram “acender outras luzes”, buscam meios para levar o calor da fé e da acolhida misericordiosa a outras pessoas. São aqueles que se fazem missionários, na atitude gratuita e solidária de espalhar a luz de Deus por entre as comunidades. São as lideranças que multiplicam os cursos da Campanha da Fraternidade, do Mês da Bíblia. Um trabalho que não apenas repassa um conteúdo, mas converte-se em um verdadeiro trabalho de formação de novas lideranças.

Assim, ano a ano, a cada curso ou encontro realizado nas comunidades, colaboram para para que a Palavra de Deus ilumine e aqueça nossas famílias e comunidades.

Como fermento, sal e luz os leigos e leigos revelam a força de uma Igreja em saída missionária como nos motiva o Papa Francisco.