Três Bispos são eleitos para a Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB

F/ CNBB

Os membros do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elegeram, durante reunião realizada em Brasília-DF, de 20 a 22 de junho, os bispos que irão integrar a Comissão Episcopal para o Laicato da entidade no quadriênio 2023-2027. Todos bispos que integrarão as Comissões Episcopais permanentes e especiais da CNBB foram votados pelos membros do órgão da CNBB.

Os prelados se somarão ao trabalho realizado pelo presidente da Comissão, o bispo de Araguaína (TO), dom Giovane Pereira de Melo, reeleito para conduzir a caminhada do Laicato no Brasil na 60ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em abril deste ano.

A Comissão tem a atribuição promover a identidade, vocação, espiritualidade e missão, bem como a formação, organização e atuação do laicato na Igreja e no mundo, a fim de que os cristãos leigos e leigas contribuam, com seus talentos e carismas, para o crescimento das comunidades eclesiais, nos diversos serviços e ministérios, na construção de uma sociedade justa e solidária. Confira, abaixo, o nome dos bispos eleitos. 

Dom Gabriel Marchesi (na foto, o segundo da esquerda para direita)
Dom Gabriel Marchesi (Incisa in Val d’Arno, 16 de setembro de 1953) é um religioso italiano, bispo de Floresta. Nascido em Incisa in Val d’Arno, cursou filosofia no seminário diocesano de Fiesole, e teologia em Florença. Foi ordenado padre em 6 de julho de 1978, em Fiesole. Foi pároco em vários lugares da diocese de Fiesole, na Itália, até o ano de 2003, quando muda-se para o Brasil e passa a trabalhar na diocese de Viana. Foi nomeado bispo de Floresta, pelo Papa Bento XVI, em 21 de fevereiro de 2013 e foi consagrado em 18 de maio de 2013.

Dom Roberto Francisco Ferrería Paz (na foto, o terceiro da esquerda para direita)
O  bispo de Campos (RJ) nasceu em Montevidéu (Uruguai), em 5 de junho de 1953. Há muitos anos é cidadão brasileiro. Concluiu os estudos de filosofia no seminário maior de Porto Alegre (RS) e os de Teologia (1º), no Instituto de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (RS) e, depois, no Instituto Teológico da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ).

Possui uma especialização em História, pela Universidade de Montevidéu, Uruguai, e mestrado em Direito Canônico no Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro. Além disso, fez especializações em Notariado Eclesiástico, Direito Matrimonial Católico, aperfeiçoamento para juízes e funcionários de Tribunais Eclesiásticos, Bioética, Ética em Pesquisa, Espiritualidade, Bioética e Tradições Religiosas. Sua Ordenação Sacerdotal aconteceu a 16 de dezembro de 1989, e incardinado na arquidiocese de Porto Alegre (RS).

Foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Niterói, em 19 de dezembro de 2007. Ordenado bispo na catedral metropolitana de Porto Alegre, no dia 22 de fevereiro de 2008. Dom Ferrería foi reconduzido para compor a Comissão para o próximo quadriênio 2023-2027.

Dom José Mário Scalon Angonese (na foto, o quarto da esquerda para direita)
Atualmente é bispo da diocese de Uruguaiana (RS). O bispo, atendendo a um pedido de dom Moacyr Vitti, arcebispo de Curitiba, foi nomeado pelo Papa Bento XVI, em 20 de fevereiro de 2013, como bispo auxiliar de Curitiba (PR). Sua sagração episcopal foi em 28 de abril do mesmo ano, na Basílica da Medianeira, em Santa Maria.

Seu lema é inspirado no profeta Isaías, evidencia a disposição de obediência à vontade de Deus. O chamado exige desprendimento e absoluta disposição, prontidão para servir, abandonando-se nas mãos de Deus. É d’Ele a igreja, a criatura humana, vocacionada, simples ferramenta. A súplica pelo envio manifesta o desejo de servir, um grito por um discipulado missionário. Dom José Mário foi reconduzido para compor a Comissão para o Laicato.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta