Seminário: Escola Fé e Política

Um indivíduo pode ajudar uma pessoa necessitada, mas, quando se une a outros para gerar processos sociais de fraternidade e justiça para todos, entra no ‘campo da caridade mais ampla, a caridade política’.[…] Convido uma vez mais a revalorizar a política, que ‘é uma sublime vocação, é uma das formas mais preciosas de caridade, porque busca o bem comum’” (Papa Francisco – Fratelli Tutti, n. 180).

O MOBON – Movimento Boa Nova, sempre primou pela formação dos cristãos leigos e leigas, enfatizando a necessária comunhão com o Magistério Eclesial e seu engajamento na Igreja Local. Desde antes, mas sobretudo, após o Concílio Vaticano II esforça-se para que o laicato se torne sujeito da ação evangelizadora na Igreja e na sociedade (cf. Mt 5,13-14).

Dom Geovane Pereira de Melo, bispo referencial para a Comissão Episcopal para o Laicato, nos recorda que “As escolas de Fé e Política ou Fé e Cidadania têm proporcionado aos seus membros base teórica e reflexiva crítica sobre a realidade, sobre a relação fé e política, sobre a teologia, Doutrina Social da Igreja, para discernir e avaliar com critérios evangélicos e a realidade da política, conhecimento das propostas e práticas dos partidos e candidatos, conhecimento de iniciativas de planejamento participativo, dos diversos Conselhos paritários nos níveis municipal, estadual e nacional (saúde, educação, infância e adolescência, direitos humanos) levando a esses cristãos a lançarem-se à atividade política sem risco para a sua fé.”

É neste intuito e em parceria com o CEFEP – Centro de Fé e Política Dom Helder Câmara, fundado em 21 de fevereiro de 2005 por iniciativa da CNBB, que o convidamos para um Seminário de Reflexão e eventual criação de uma Escola de Fé e Política do MOBON para que possa oferecer de maneira orgânica e continuada cursos de formação sócio-política de acordo com as Diretrizes e a Doutrina Social da Igreja.

O Seminário acontecerá nos dias 05 a 07 de maio na casa do MOBON, em Dom Cavati-MG. Na ocasião será apresentada uma análise de conjuntura sócio-eclesial, teremos um painel para explicitar como vem sendo trabalhada a Doutrina Social da Igreja (CEFEP – CNLB – Movimento Nacional de Fé e Política e MOBON), na ocasião a apresentação de uma minuta para o funcionamento da Escola para que, de forma participativa e dialogal possamos dar corpo e forma a esta iniciativa. Com isso queremos ser capazes de propiciar um espaço a mais de formação para um laicato maduro, consciente, responsável, que assuma sua missão na Igreja e no mundo.

Deus nos conduza em seus caminhos…

*Denilson Mariano da Silva

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta