Neste 19 de novembro, na véspera da Festa de Cristo Rei, dia dos cristãos leigos e leigas e da abertura do III Ano Vocacional no Brasil, o Movimento da Boa Nova realizou a sua Assembleia Geral anual. Contando com a presença da maioria dos associados efetivos. A Assembleia visava a eleição da diretoria e do conselho fiscal, a criação de equipes de trabalho, a sintonia com o Conselho de Leigos,, bem como a deliberação sobre as diretrizes para a atuação do MOBON em 2023.
A celebração de abertura conduzida por João Resende voltou-se para o tema do III Ano Vocacional: “Vocação, Graça e Missão”. Todos foram motivados a deixarem-se tocar pelos símbolos dispostos no centro da sala, tendo a Palavra e o pão um destaque central. A Palavra esquenta o coração, o Pão abre os olhos para que os pés se ponham em missão. O texto bíblico remetia ao lema do Ano Vocacional: ” corações ardentes, pés a caminho!” (cf. Lc 24,30-35).
Na sequência deu-se a eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal, ficando assim compostos: Denilson Mariano (Presidente); Wilson Cabral (Vice Presidente); Marilza Araújo (Secretária); João Resende (Tesoureiro). Jakson Moreira, Djalme Rodrigues e Edenes Bueno compõem o Conselho Fiscal para o triênio 2023 – 2025. O foco maior da Assembleia foi a motivação para que os trabalhos e dinâmica do MOBON caminhem em sintonia com o Conselho de Leigos a nível Diocesano, Regional e Nacional.
Para isso foram criadas as comissões de trabalho permanente que serão compostas ainda durante este mês. Também definiu-se que os cursos da Campanha da Fraternidade e do Mês da Bíblia na Casa do MOBON passarão a ser de um só dia, acontecendo aos sábados das 8h00 às 18h00. Também houve a aprovação para o início de uma Escola de Fé e Política, nos moldes da proposta da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, mediante incentivo e orientações do CEFEP na pessoa de seu coordenador Pe. Paulo Adolfo.
Por fim divulgou-se um calendário com as principais datas do MOBON integrando-as com as ações principais do CNLB – Conselho Nacional do Laicato do Brasil a nível Regional e Nacional. Que o MOBON continue reforçando a presença da Palavra de Deus na vida e na missão dos Cristãos leigos e leigas numa Igreja sinodal em saída missionária.
Denilson Mariano
Seja o primeiro a comentar